INÍCIO   |   FILMES SELECIONADOS   |   REGULAMENTO   |   RELEASE DE IMPRENSA   |   CONTATO

    REGULAMENTO


1. A MOSTRA

1.1. Apresentação: O CineForte, que nesta edição terá caráter competitivo, é um evento cultural que tem como principal objetivo a formação de público para o cinema brasileiro através da exibições de obras audiovisuais de curta-metragem nacionais que acontecem na Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico símbolo da cidade de Cabedelo-PB, além do incentivo à produção local. A mostra busca também auxiliar no aprimoramento da mão de obra do setor audiovisual paraibano através de oficinas de produção audiovisual, esse ano em parceria com o projeto 'Cinema Instantâneo' da UEPB e dos cursos de Multimídia (ensino médio) e Design Gráfico (ensino superior) do IFPB Campus Cabedelo.

1.2. Promoção: Produzido pela Orbe Produções Audiovisuais em parceria com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, o evento conta com o patrocínio da Cagepa - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, do Governo do Estado da Paraíba por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Conta ainda com o apoio da Infordesign Comunicação Visual.

1.3. Data e Local: de 04 a 06 de fevereiro de 2021, na Fortaleza de Santa Catarina, na cidade de Cabedelo-PB.

2. INSCRIÇÕES:

2.1. As inscrições serão realizadas unicamente por meio da Ficha de Inscrição disponibilizada neste site.

2.2. A inscrição é gratuita.

2.3. Período: As inscrições ocorrerão impreterivelmente de 1º de setembro a 31 de outubro de 2020.

2.4. Os Filmes: Podem ser inscritos filmes de curta-metragem de ficção, documentário ou animação de tema livre com até 20 minutos de duração (créditos inclusos), produzidos no Brasil, concluídos a partir de 1º de janeiro de 2019, e que tenham, no máximo, Classificação Indicativa 14 Anos.

2.5. Não serão aceitos na mostra competitiva filmes institucionais, publicitários de qualquer esfera, videoclipes, ou que já tenham sido selecionados em edições anteriores.

2.6. Não há limite de número de filmes por Realizador(a)/Diretor(a).

2.7. Não poderão inscrever filmes na mostra competitiva: membros da produção do CineForte; da Curadoria; Patrocinadores e; Apoiadores da mostra. Obras destes grupos poderão fazer parte da programação, desde que de forma não competitiva.

2.8. A obra deve ser disponibilizada através de link contendo apenas o filme inscrito, que possibilite a exibição online e download do arquivo (Vimeo, YouTube, Google Dirve, etc.) junto com a senha de acesso, caso haja, e deve ficar disponível até 9 de janeiro de 2021. Obras disponibilizadas por links que expiram não serão aceitas.

2.10. A inscrição será confirmada através do e-mail do responsável pela mesma. Outros contatos podem ser feitos em caso de incoerência nos dados ou por problema técnico.

2.11. O não atendimento de quaisquer dos termos deste Regulamento acarretará na desclassificação sumária da obra.

3. PROGRAMAÇÃO:

O 4º CineForte divide- se em 3 mostras:

3.1. Mostra Canhoneira: Curtas-metragens de todos os gêneros, realizados por produtoras com sede na cidade de Cabedelo-PB, por diretor residente na cidade de Cabedelo-PB ou majoritariamente gravados na cidade de Cabedelo-PB.

3.2. Mostra Muralha: Curtas-metragens de todos os gêneros, realizados por produtoras com sede nas demais cidades paraibanas, por diretor residente nas demais cidades paraibanas ou majoritariamente gravados nas demais cidades paraibanas.

3.3. Mostra Baluarte: Curtas-metragens de todos os gêneros, realizados por produtoras com sede nos demais estados brasileiros, por diretor residente nos demais estados brasileiros ou majoritariamente gravados nos demais estados brasileiros.

4. SELEÇÃO:

4.1. A seleção será feita pelos membros da Curadoria, todos profissionais de cinema, indicados pela Organização do CineForte. A decisão da Curadoria é suprema e autônoma.

4.2. Serão selecionados o mínimo de dois (2) filmes para a Mostra Canhoneira e o mínimo de (4) filmes para a Mostra Muralha, caso hajam suficientes inscritos.

4.3. A lista com as obras selecionadas será divulgada neste site e nas redes sociais do CineForte (Instagram e Facebook) no dia 1º de dezembro de 2020, podendo esse prazo ser prorrogado a critério da Organização do CineForte.

4.4. A grade de programação será divulgada em dezembro de 2020, tanto neste site quanto nas redes sociais do CineForte.

4.5. Os downloads dos filmes selecionados serão efetuados a partir dos links contidos nos formulários de inscrição. Os formatos de arquivo ideais para exibição são:
       - Formato: MP4, MKV, MOV ou AVI
       - Codec: H264, XVID ou DIVX
       - Resolução: Mínima de 720p
       - Tamanho Máximo: 2GB.

4.6. Qualquer formato de arquivo fora dos formatos indicados no item 4.5 estará sujeito à conversão. A Mostra não se responsabiliza por qualquer problema proveniente desse procedimento.

4.7. Para divulgação, os selecionados devem enviar um cartaz, dois stills e uma foto do(a) Diretor(a) ou Diretores(as) para o e-mail contato@cineforte.com.br até o dia 12 de dezembro de 2020. As imagens podem ser em qualquer formato e com tamanho mínimo de 800x600 pixels.

4.8. Aos selecionados será solicitada a disponibilização de legendas descritivas em português, devido a implementação do programa de inclusão social do CineForte.

5. PREMIAÇÃO:

5.1. Os filmes exibidos na Mostra Competitiva concorrerão às seguintes premiações:
       - Melhor Filme;
       - Melhor Direção;
       - Melhor Ator;
       - Melhor Atriz;
       - Melhor Roteiro;
       - Melhor Fotografia;
       - Melhor Direção de Arte;
       - Melhor Edição;
       - Melhor Som;
       - Melhor Trilha Sonora Original;
       - Melhor Filme pelo Júri Popular.

5.2. Os curtas-metragens selecionados para exibição competitiva no Festival concorrerão ao Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular, definido pela votação do público presente nas sessões da Mostra Competitiva. Esta votação será realizada de forma individual por meio de cédula distribuída na entrada de cada sessão.

5.3. Os vencedores de cada categoria receberão o Troféu CineForte que será entregue na Cerimônia Oficial de Encerramento, no dia 09 de janeiro de 2021, a partir das 19h30, na Fortaleza de Santa Catarina.

5.4. Poderão ser concedidas Menções Honrosas a obras ou indivíduos de acordo com as considerações da Curadoria e da Organização.

6. DIREITOS DE EXIBIÇÃO, AUTORAIS E DE IMAGEM:

6.1. Ao inscrever uma obra na 4ª edição do CineForte - Mostra Audiovisual de Cabedelo-PB, o proponente concorda com todos os termos e condições deste Regulamento e autoriza a exibição pública da mesma durante a mostra e em suas possíveis reedições.

6.2. O responsável pela obra afirma ter total direito sobre a mesma e todos os elementos nela contidos. É de responsabilidade exclusiva e irrestrita do proponente a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais e de imagem envolvidos, cabendo unicamente a ele obter o devido consentimento dos envolvidos para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual, prevista neste Regulamento, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e arcando com o respectivo ônus, se for o caso, isentando a organização da mostra de quaisquer penalidades decorrentes de possíveis irregularidades de caráter jurídico.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS:

7.1. Cabe exclusivamente à organização do CineForte esclarecer possíveis dúvidas, bem como tomar decisões sobre questões não previstas neste Regulamento.

7.2. Quaisquer esclarecimentos e orientação para a participação nesta mostra serão prestados por e-mail. Utilize o nosso formulário de e-mail. Se preferir, envie direto para contato@cineforte.com.br.

7.3. Das decisões da Organização, da Curadoria e Júri Oficial não caberão recursos.

7.4. Todas as obras selecionadas poderão ter trechos do trailer, assim como fotos usadas na divulgação e promoção do Festival em mídia televisiva, impressa e eletrônica em qualquer tempo, sem que isso represente quaisquer ônus relativos a direitos autorais, bem como ao uso de imagem. Caso não haja trailer, é possível a utilização de trecho de até 30 segundos da obra, com o compromisso de evitar trechos vitais da trama.

7.5. A Organização do CineForte não será responsabilizada por quaisquer custos de deslocamento, translado, hospedagem, alimentação e outros de membros da equipe de nenhuma obra, selecionada ou convidada.

7.6. A Organização do CineForte não será responsabilizada por quaisquer taxas ou custos de remessa de filmes ou qualquer item, mesmo que por meio digital, caso necessário.

Siga o CineForte em suas redes sociais:

NAVEGAÇÃO          
Início
Selecionados
Regulamento
Release
Contato

CINEFORTE - Mostra Audiovisual de Cabedelo-PB ® 2018 - 2021